Arquitetura Criativa


"Gentileza urbana, em muitos aspectos. Utilidades publicas, curiosidades e conversas sobre arquitetura e acessibilidade a cadeirantes ou pessoas com necessidades especiais, dicas de decoração que facilitam o dia a dia. Venha conferir, tirar duvidas sobre a necessidade de ambientes pensados especialmente para pessoas que tenham ou não necessidades especiais.

"Se o lugar não está pronto para receber TODAS as pessoas, o lugar é deficiente" Thais Frota - Arquiteta

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Acessibilidade Universal


Bem, como meu primeiro texto em um blog, postar algo sobre um assunto no qual estou diretamente envolvida, apesar da NBR9050 ter sido validada em 31.05.2004, somente agora a sociedade está vendo a real necessidade da aplicação da norma. É louvável a iniciativa de algumas empresas que preparam seus ambientes de trabalho para receber clientes e funcionários com qualquer necessidade física especial. Como a exemplo do Hotel Villa Bela em Gramado na foto ao lado.


Aqui, vocês verão alguns materiais e exemplos de espaços modificados para receber com conforto essas pessoas tão especiais.
Os pisos táteis, também conhecidos como podotáteis, tem como serventia auxiliar as pessoas, sejam elas deficientes visuais, crianças, idosos e até mesmo turistas. Como revestimento de chão, os pisios táteis não funcionam sozinhos, e sim uma composição de peças que proporcionam uma caminhada segura e com autonomia.

No Brasil, existem duas tipologias de pisos táteis, descritas na NBR 9050 como sinalização tátil de piso:
Piso direcional conhecido como Guia: tem como função guiar as pessoas atravéz de uma trilha;
Pisos alerta: alerta para obstáculos inoportunos como mobiliário urbano.


As adaptações a pessoas com necessidades fisicas especiais, podem ser feitas de acordo com a necessidade e a deficiência de cada pessoa, e boas idéias como cabideiros pneumáticos (foto), devolvem parte da independência perdidas aos cadeirantes, acessórios de fácil instalação já estão disponíveis no mercado nas principais lojas de móveis planejados.

Automação em cortinas, iluminação e aparelhos eletrônicos, também colaboram com a independência de pessoas com necessidades especiais.
Há também aparelhos de sinalização visual para deficientes auditivos e algumas companias telefônicas já trabalham com tradutores em telefones (foto) para surdos, o mais indicado é entrar em contato com a compania telefônica da sua cidade e se informar onde adquirir o aparelho.

3 comentários:

  1. qualquer dúvida sobre a NBR9050, podem estrar em contato.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Erika pelo seu trabalho amei o blog muito bacana sua iniciativa bjs Cris Star Bem.

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu blog Érica. Achei bacana essa sua iniciativa de destinar um trabalho a pessoas com necessidades especiais que levam uma vida tão difícil. Sim porque essas pessoas vivem em um mundo que não foi projetado para elas cheio de dificuldades e desafios.
    Parabéns!

    ResponderExcluir