Arquitetura Criativa


"Gentileza urbana, em muitos aspectos. Utilidades publicas, curiosidades e conversas sobre arquitetura e acessibilidade a cadeirantes ou pessoas com necessidades especiais, dicas de decoração que facilitam o dia a dia. Venha conferir, tirar duvidas sobre a necessidade de ambientes pensados especialmente para pessoas que tenham ou não necessidades especiais.

"Se o lugar não está pronto para receber TODAS as pessoas, o lugar é deficiente" Thais Frota - Arquiteta

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Não custa tanto assim!!

Aqui vai um custo aproximado para deixar o banheiro do vovô e da vovó mais seguro.
A receita é simples:

ÁREA DO SANITÁRIO
-2 barras de 80 cm
-Bacia apropriada para a higienização de pessoas com necessidades especiais (indico modelo da Deca)
-Papeleira, lixeira e ducha higiênica na altura do alcance manual seguro do idoso ou do deficiente físico.





Por mais bonita que seja, a bacia com caixa acoplada, não é indicada para banheiros adaptados, e a válvula de descarga deve ser a que responda ao toque com o menor esforço possível, pois há paralisias que comprometem os movimentos dos membros superiores e os idosos perdem a força devido a doenças associadas a falta de resistência óssea, como osteoporose e reumatismo.

OBS: Lembrando que a área do chuveiro é onde acontece a maioria dos acidentes com vovôs e vovós, portanto cautela. Um piso anti-derrapante (encontrado em lojas como Leroy Merlin, Normatel, C&C casa e construção), acento de banho, uma barra em L e outra de 60 cm dentro do box do chuveiro, são medidas simples e que podem evitar graves acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário