Adequar à quantidade e potência ideal para cada ambiente, criar cenários, aconchego e sensação de conforto em cada ambiente. Estimulam os sentidos como euforia, sono, romance, além de valorizar um projeto, seja ambientação ou fachada, paisagismo ou urbanismo e até as praças precisam de iluminação específica e ela adéqua-se de acordo com a localização. Por exemplo, uma praça de charme como o Jardim Japonês na Av. Beira Mar, em Fortaleza tem uma iluminação especifica que remete ao tema da praça e a localização com um fluxo muito intenso de turistas e moradores com poder aquisitivo alto.
Já em uma praça de requalificação de bairros carentes, a iluminação tem outro objetivo; segurança , segurança e segurança. Locais onde a criminalidade é alta e onde a praça trará uma oportunidade de lazer para uma comunidade carente, financeiramente e de segurança, iluminar adequadamente este ambiente, irá prevenir que este lugar, que deve trazer lazer a uma comunidade traga mais problemas como a ocupação por usuários de drogas, traficantes e agressores.
Na praça do Skate, na Av. Raul barbosa, observa-se de cara a diferença do layout. Sem arvores de copas largas, a amplitude do calçadão e a quantidade de áreas livres evitam que pessoas utilizem a praça para uso de drogas e prevenir assaltos.
Calçadão da Praça do Skate, Av. Raul Barbosa - Fortaleza, CE
A iluminação geral por postes com fluorescentes e holofotes nas pistas de skate, iluminam toda a praça por igual, de forma eficiente para as atividades que acontecem como campeonatos de skate como o Ceará World Cup Skateboard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário