Arquitetura Criativa
"Gentileza urbana, em muitos aspectos. Utilidades publicas, curiosidades e conversas sobre arquitetura e acessibilidade a cadeirantes ou pessoas com necessidades especiais, dicas de decoração que facilitam o dia a dia. Venha conferir, tirar duvidas sobre a necessidade de ambientes pensados especialmente para pessoas que tenham ou não necessidades especiais.
"Se o lugar não está pronto para receber TODAS as pessoas, o lugar é deficiente" Thais Frota - Arquiteta
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Não custa tanto assim!!
Acessibilidade na hora das refeições
A estação de trabalho da cozinha Valcucine Habilidade nasceu do desejo de Marco Miscioscia em 2001, quando decidiu tornar a vida de um amigo tetraplégico mais independente. A cozinha tornou-se a sua tese de pós-graduação. Quatro anos mais tarde o fabricante Bautek produziu o desenho resultante: uma unidade de aço inoxidável, que integra todos os componentes da cozinha em uma estação de trabalho com altura ajustável.
Posteriormente, a Valcucine adotou a estação de trabalho em sua Cozinha Universal - Habilidade, que pode ser personalizada com o fabricante através de componentes acessíveis, incluido armários suspensos de parede, peças de aço inoxidável, entre outros. A Valcucine também fez um ajuste chave: enquanto a estação original tinha pernas telescópicas para ajuste de altura, na cozinha Habilidade pode ser levantado e abaixado com o toque de um botão.
Fonte das informações: http://www.metropolismag.com/story/20070314/total-access
Fonte das imagens: http://www.metropolismag.com/cda/popup_image.php image_id=9528&...
Sobrevivi...Posso contar
Sobrevivi...Posso contar
De Fortaleza
Nesta sexta-feira (19/11), acontece na Casa Cor Ceará 2010 o
lançamento do livro “Sobrevivi...Posso contar” de autoria
de Maria da Penha, publicado pela editora Armazém da Cultura.
O evento será realizado na Praça Lúcio Costa, a partir das 19h.
O livro relata a vida da autora que sofreu uma cruel, dolorosa e covarde violência.
Maria da Penha oferece sua história generosamente a toda sociedade, como uma
forma de contribuir com transformações urgentes, pelos direitos das mulheres a uma
vida sem violência. História que muito tempo depois a tornou protagonista de um
caso de litígio internacional emblemático para o acesso à Justiça e para a luta
contra a impunidade em relação à violência doméstica e familiar contra as mulheres
no Brasil. Ícone dessa causa, sua vida está hoje também simbolicamente subscrita
e marcada sob a lei nº 11.340 ou lei Maria da Penha.
Maria da Penha é homenageada na Casa Cor Ceará esse ano com a concepção
do Flat Acessível, assinado pelas arquitetas Erika Cysne e Waleska Covas.
“Visitei o espaço na abertura do evento e achei lindo. Sinto que a mensagem
do meu trabalho, que resultou na criação da Lei Maria da Penha, está chegando
às pessoas e sendo multiplicada. Isso é muito importante”, disse.
Flat Acessível - Casa cor ceará 2010
A homenagem ficou por conta das arquitetas Erika Cysne e Waleska Covas com a concepção do flat acessível de 57m². O projeto foi pensando em aliar conforto, beleza e requinte ao desenho de acessibilidade, não apenas para cadeirante, mas também a idosos e pessoas com qualquer tipo de dificuldade de locomoção. Um projeto com arquitetura atual e sofisticado, também garante a segurança e o aconchego, proporcionado pela automomação da TV, iluminação criada através de um estudo luminotécnico que garante conforto e economia.
As arquitetas também optaram por acabamentos modernos, seguros e de fácil manuseio, respeitando sempre a Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050) nas alturas de armários, bancadas e deixando livre circulação, tendo assim, um ambiente que poderá receber qualquer pessoa, com deficiência física ou não. Para que esta norma fosse criteriosamente seguida, toda a marcenaria e bancadas tiveram que ser projetados exclusivamente para o ambiente. Uma das peças em destaque, foi a cama articulada com automação.
Pensando na parte decorativa do projeto, Erika e Waleska, convidaram a fotógrafia Kica de Castro, para expor algumas de suas imagens em preto e branco em forma de adesivo e fixado em um nicho de vidro iluminado de 0.30 cm de altura e 2.42 de largura. As arquitetas perceberam que o preconceito é a pior das deficiências da humanidade e com as imagens de Kica, o objetivo e provar que existe a beleza na diversidade, além de serem cerca de 30 milhões de consumidores esquecidos em vários segmentos, um deles, como referencia de beleza e sensualidade. No ambiente teve dois espaços dedicados a fotografias, um sobre a vida da Maria da Penha e o outro espaço para o trabalho único e sem igual da fotógrafa Kica de Castro, dona de uma sensibilidade extraordinária.
Para provar que existe beleza e profissionalismo na diversidade estética, oito fotos foram escolhidas para essa exposição: fotos feitas em estúdio (estilo book), em ambiente externo (editorial de moda) e de alguns eventos de desfile inclusivo (pessoas com e sem deficiência na mesma passarela). As beldades da agência para essa exposição ficou por conta das modelos: Carolina Vieira, Cleonice Terra Faria, Francineide Barrocas, Caroline Marques, Michael Correia, Patrícia Lopes e Diolice Barbosa.
Referência: Agência Kica de Castro
Leia mais: http://www.deficienteciente.com.br/2010/12/flat-acessivel-casa-cor-ceara-2010.html#ixzz19ZAK1B2v
Under Creative Commons License: Attribution